Apenas um mês e meio após implementar as sessões virtuais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) já acumula 1045 processos julgados nesse novo formato. A barreira dos mil foi ultrapassada nesta terça-feira, 02, durante sessão da Primeira Câmara.
A adoção das reuniões online ocorreu no dia 14 de abril, como mais uma medida de intensificação do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19. Desde então, foram 18 sessões, incluindo as duas câmaras e o Pleno.
“Logo que teve início a pandemia adotamos o teletrabalho e posteriormente as sessões virtuais para que o Tribunal não deixasse de exercer o controle externo e o que temos visto são resultados expressivos“, ressalta o conselheiro-presidente, Luiz Augusto Ribeiro.
Segundo ele, o desempenho reflete a dedicação dos membros e corpo técnico do Tribunal, bem como do Ministério Público de Contas (MPC).
Assim também avalia a conselheira Susana Azevedo, vice presidente do TCE e responsável por presidir as sessões da Primeira Câmara.
“Esse saldo positivo mostra que o Tribunal vem se adaptando com êxito às novas tecnologias”, comentou a conselheira, citando ainda dados do ano passado, quando a Corte, no mesmo período e ainda com as sessões presenciais, julgou 592 processos.
Já o presidente da Segunda Câmara, conselheiro Carlos Alberto Sobral, acrescentou que a virtualização foi fundamental para agilizar os julgamentos, “embora para assuntos mais complexos seja preferível o julgamento nas sessões presenciais”.
Coube à Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) viabilizar, após determinação do conselheiro-presidente, as ferramentas necessárias para a realização das sessões em ambiente virtual.
As reuniões ocorrem sempre às terças, quartas e quintas-feiras, com transmissão em tempo real pelo canal do TCE no YouTube.