​Nesta quarta-feira, dia 5, os representantes do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE) prestigiaram o encerramento da Jornada Pedagógica da Educação Estadual 2025 – “Escola Transformadora: desenvolvendo competências para a vida”, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e contou com a participação de diretores, gestores escolares e professores.  

Por duas semanas, a Jornada Pedagógica da Educação Estadual atingiu toda a rede pública de ensino com o objetivo [de] planejar e alinhar as diretrizes pedagógicas para o ano letivo de 2025. A culminância deste ciclo [teve] a palestra surpresa do historiador e escritor Leandro Karnal. 

KARNAL.jpeg

O procurador-geral do MPC-SE, Eduardo Côrtes, destacou a jornada como um ciclo importante na atividade dos professores, principalmente no que diz respeito ao alinhamento das ações no ano letivo. Além de Côrtes, o procurador João Augusto Bandeira de Mello, que também é coordenador do Pacto Pela Educação, participou da Jornada. 

A programação 

A programação foi aberta com a entoação do Hino Nacional pela servidora da Seed e cantora lírica Lilian Li. Logo após, o cantor sergipano Sergival [provocou] entusiasmo e sentimento de pertencimento nos presentes com o show 'As Coisas do Caçoa'. 

SERGIVAL.jpeg

Os trabalhos foram abertos com os representantes dos três poderes sergipanos, além de instituições parceiras do evento. Tiveram oportunidade de fala os professores, com o representante professor José de Carvalho, da Escola Estadual Maria José dos Santos Souza, responsável pelo projeto 'Vozes da Inclusão'; os diretores, representados pela diretora Deise Nascimento; a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, no ato representando todos os diretores regionais, e o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Zezinho Sobral. 

JORNADA.jpeg

Também estiveram presentes a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Suzana Azevedo; o promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Fausto Valois; a diretora da Escola de Gestão da Fames, Tiana Figueiredo; a presidente da Undime, Josevanda Franco; a secretária de Política para as Mulheres, Daniele Garcia; o superintendente do Banese, Marcos Queiroz, além de diretores de educação e de departamentos da Seed.


Fotos: Marcelle Cristine/TCE e Maria Odília/Seed
Texto: Mayusane Matsunae com informações da Seed