Sergipe, localizado na região Nordeste do Brasil, é bastante famoso por ser o menor Estado do Brasil, pelas praias de águas quentinhas e calmas, distribuídas em uma extensa planície costeira. Uma culinária rica e cheia de peculiaridades. A orla da capital é considerada a mais bonita do Brasil. Nosso povo é acolhedor, simpático e hospitaleiro.
Os 75 municípios sergipanos têm atividades artísticas que tornam a arte e a cultura pujantes. Em cada cidade existem peculiaridades, artistas, músicos, poetas, escritores, artesãos e símbolos únicos. Todo o rico conjunto de tradições é resultado da influência de diferentes povos (indígenas, afrodescendentes e europeus) e das peculiaridades locais. Uma identidade cultural popular, rica, multifacetada e diversa que deve ser explorada pelos nossos visitantes/turistas.
A rica biodiversidade garante excelentes parques e riqueza nas reservas naturais. O Cânion do Xingó, por exemplo, é um dos mais belos cartões postais de Sergipe. Para os amantes da história colonial, a cidade de São Cristóvão, a primeira capital do estado, é um Patrimônio Mundial da Unesco, com vários monumentos históricos, como o Convento de São Francisco e a Igreja Matriz.
Outro grande destaque é a renda irlandesa, Patrimônio Cultural do Brasil desde 2009, que consta ainda no livro de registro de saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para conhecer as artesãs e/ou adquirir peças, visite as cidades de Laranjeiras e Divina Pastora.
A culinária sergipana também é fruto de influências indígenas, africanas e portuguesas. Experimente nossas delícias, como o caranguejo, aratu, queijo de coalho, queijadinha, biscoito bricelet. Deu até água na boca!
O Encco 2024 acontece na melhor época para visitar Sergipe. Os sergipanos aproveitam muito os festejos juninos. Não é à toa que temos a música "Sergipe é o ́país do forró", refrão eternizado pelo saudoso Rogério.
REDES SOCIAIS
Facebook
Instagram
Youtube
LINKS
Tribunal de Contas de Sergipe
Ministério Público de Contas de Sergipe