O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) retomou nesta terça-feira, 22, o projeto "TCE vai à escola" com um novo formato e aliado ao projeto "Auditor do Futuro" realizado pela primeira vez em Sergipe, através da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (AudTCE/SE). A primeira instituição de ensino a participar do projeto foi a Escola Estadual 8 de Julho no bairro Ponto Novo, na capital sergipana.
A finalidade do evento é promover o conhecimento acerca das funcionalidades da Corte de Contas dos sergipanos, assim como despertar nos alunos o interesse pelo trabalho de fiscalização e pelo cuidado com o ambiente escolar, como explica a auditora de Controle Externo II, Renata Lima, uma das palestrantes:
"Uma das missões desse projeto é justamente ampliar o olhar das crianças, dos adolescentes, para a importância de fiscalizar, de cuidar dos bens públicos que pertencem a todos nós. [...] Nós propomos aqui fiscalização na escola, nas praças, nos hospitais, nos lugares que eles costumam frequentar no dia a dia. Então, eles também podem ser fiscalizadores, podem exercer o controle social [...]".
O projeto é formado por palestras com linguagem simples, didática e lúdica que explicam a função do auditor de controle externo, a atuação do Tribunal de Contas enquanto difusor da boa gestão do dinheiro público e a importância do exercício do controle social.
"A gente resolveu trazer [a palestra] em formato de quadrinhos porque, como o público-alvo são as crianças, se torna uma maneira mais lúdica, mais fácil de explicar, tanto o papel do Tribunal de Contas na sociedade, como o papel também do auditor de controle externo. Eles ficam mais interessados quando a gente fala de uma historinha em quadrinhos", afirma a palestrante Emiliana Hagenbeck, auditora de Controle Externo II.
A aluna do 9º ano, Emilly Batista, 15 anos, classificou a experiência como interessante e destacou a importância da ação para a difusão do conhecimento. "Eu gostei bastante porque elas explicaram uma coisa muito interessante. Porque querendo ou não, faz parte do nosso convívio e muita gente não entende, não sabe. Eu, por exemplo, não sabia, não entendia nada disso. Mas eu achei que foi muito interessante ter um conhecimento maior. Porque querendo ou não, isso afeta o meu futuro e das futuras gerações".
O coordenador da Escola Estadual 8 de Julho, Fernando Cabral, fala sobre a importância do projeto para formação crítica dos alunos e sobre a aproximação do TCE ao ambiente letivo: "[...] eles muitas vezes crescem em um lar, em uma família, onde é ofuscado o ser crítico, até em casa mesmo, com questões básicas: não pode falar, não pode questionar. E a escola é o lugar para isso, é o lugar onde eles vão aprender a criticar. Só que criticar de maneira com sabedoria, de maneira inteligente. E quando o Tribunal de Contas vem para a escola, aproxima mais. Aquilo que a gente acha que é tão distante da gente, se torna tão próximo. Então eles percebem que é próximo a eles fiscalizar o dinheiro público, olhar para onde o dinheiro está sendo gasto e até mesmo valorizar".
Nesta edição, duas outras instituições de ensino estão inseridas no projeto: Colégio São Paulo (Particular) e Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa (Público), que receberão a equipe do TCE nos dias 23 e 24, respectivamente. O público-alvo são estudantes do 6º ao 9º ano, com idade entre 11 e 15 anos.
Os projetos
O "TCE vai à escola" é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Sergipe, por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento, que também trata assuntos relacionados às noções básicas sobre impostos; boas práticas de cidadania; combate ao desperdício do erário; como garantir que os recursos públicos sejam utilizados corretamente em favor da população; e como ser um cidadão participativo.
Já o projeto "Auditor do futuro" foi criado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) com o objetivo de disseminar o conhecimento acerca do trabalho exercido pelos auditores dos TCs do Brasil.
"O projeto "Auditor do futuro" já é realizado por outras associações de auditores de controle externo, ele começou no Amapá, depois foi feito também no Mato Grosso do Sul. Várias outras Auds trabalham essa questão de fazer com que as crianças entendam quem é o auditor de controle externo", afirma Shara Lessa, presidente da AudTCE/SE.
TCE Cidadão
Aliado aos projetos citados acima, o TCE Cidadão também será realizado nesta semana. Os alunos do 9º ano da Escola Estadual 8 de Julho virão à Corte de Contas nesta quinta-feira, 24, para uma manhã de imersão no conhecimento, com direito a assistir a sessão Plenária.
Texto: Luana Maria
Fotos: Cleverton Ribeiro