TCE e Seed firmam parceria para garantir acesso à educação básica a colaboradores do Tribunal

Na manhã desta terça-feira, 15, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), formalizaram uma parceria voltada à inclusão educacional. 

Através de Termo de Cooperação Técnica, as instituições vão ofertar aulas de revisão e exames de certificação do Ensino Básico a colaboradores do TCE que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

O documento foi assinado pela conselheira presidente, Susana Azevedo, além do governador do Estado em exercício, Zezinho Sobral, e do secretário de estado da Educação em exercício, Marcel Resende. 

"Estamos comprometidos em proporcionar condições reais para que nossos colaboradores possam concluir sua formação básica. Educação transforma vidas, e essa ação é também um gesto de valorização e respeito com aqueles que fazem parte do dia a dia do Tribunal", destacou a presidente do TCE.

seed susana.jpg

A iniciativa, viabilizada por meio da Escola de Contas (Escontas), cujo diretor é o conselheiro Ulices Andrade, visa não apenas ampliar o acesso à educação, mas também criar um ambiente de aprendizado acolhedor e adaptado à rotina dos novos estudantes.

"Nós sabemos na medida em que há um grau maior de formação alcançado, você melhora suas condições de emprego, de remuneração e assim uma melhora na vida destas pessoas. Uma preocupação com todos sendo incluídos e tendo acesso a esse bem maravilhoso que é a educação", destacou Zezinho Sobral. 

A Escontas será responsável por organizar toda a logística de funcionamento do programa, desde o acolhimento e orientação dos colaboradores, até a disponibilização do espaço físico, estrutura para estudo e conciliação dos horários das aulas com a jornada de trabalho.

susana e os colaboradores.jpg

As aulas acontecerão em um período ininterrupto de um mês, com duração de duas horas e meia por dia, sem prejuízo das atividades laborais. Além dos colaboradores, familiares também poderão participar da iniciativa e utilizar os espaços da Escontas para estudo e pesquisa.

A Seed, por sua vez, será responsável por ceder professores, supervisionar as atividades pedagógicas, promover formações continuadas, prestar apoio técnico e pedagógico, além de emitir a certificação escolar correspondente.

Para a colaboradora Cristiane da Silva, 32, que trabalha nos serviços gerais, "esta é uma oportunidade única, que vai abrir muitas possibilidades para a gente e só tenho a agradecer".

Ainda segundo a conselheira presidente, a parceria "reforça o papel social das instituições públicas e reafirma o compromisso do TCE/SE com a dignidade e o desenvolvimento humano de seus colaboradores".

A expectativa é que o projeto tenha início ainda neste semestre, com cronograma definido em conjunto pelas equipes técnicas das duas instituições.

Fotos: Marcelle Cristinne​​

Fonte: https://www.tce.se.gov.br/SitePages/noticia.aspx?postID=2984