​O​ Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCESE) iniciou nesta quarta-feira, 12, o curso sobre a Utilização de Ferramentas da Análise de Dados (Sagres TCESE) no apoio ao Controle Externo. A iniciativa é voltada para os servidores da Corte de Contas sergipana e desenvolvida pela Diretoria Técnica em parceria com a Diretoria de Modernização e Tecnologia.

O curso, que ocorre na Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento (Ecojan), tem como objetivo apresentar aos colaboradores como é que técnicas de análise de dados podem ser aplicadas no processo de auditoria, de forma que dê celeridade e assertividade aos relatórios.

falas.jpg

"A gente vai explorar todo o potencial da nossa ferramenta, que é o Sagres, cruzar com dados de bases externas, para que isso sirva de melhoria na eficácia das análises processuais, nas inspeções e nas auditorias", desta Valmor Barreto, auditor de Tecnologia de Informação e um dos ministrantes do curso.

O treinamento tem duração de 12h divididas por três dias (12, 17 e 25 de junho). No conteúdo programático estão técnicas de análise de dados e seu impacto nas auditorias.

Para a auditora de TI, Daysi Guarany, o curso dará um maior domínio das informações, algo que implicará na qualidade do trabalho, em sua eficiência e eficácia.

sala.jpg

"[...] O curso dá a oportunidade de conhecermos o que já existe aqui no Tribunal e como fazer o melhor uso disso. Para, por exemplo, levantamento de indícios. Não ir para auditoria sem nenhuma informação. A gente consegue filtrar muita coisa por aqui e in loco só fazer o serviço mais preciso, mais pontual", afirma.

A iniciativa faz parte do Projeto de Aprimoramento e Valorização dos servidores da Corte de Contas sergipana. Outra ação neste sentido ocorrerá no dia 15 de julho, com o tema "Planejamento aplicado ao Serviço Público" e será conduzida pelo especialista Marcos Rocha.

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Luana Maria