​​A SollAi - inteligência artificial de análise de contrato e licitação - foi tema de treinamento realizado na manhã desta sexta-feira, 5, pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCESE). A iniciativa é da Diretoria Administrativa e Financeira e reuniu servidores de vários setores da Corte no Laboratório de Informática da Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento.

A Corte de Contas sergipana é a primeira do Sistema Tribunais de Contas a implementar a ferramenta SollAi no seu processo de análise de licitações e contratos. Modernização que viabilizará e dará ainda mais efetividade ao trabalho na Casa.

entrevista IA.jpg

"A ferramenta irá melhorar e trazer mais segurança aos processos de licitações que serão realizados pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Todos os servidores, todos os agentes de contratação, assessoria jurídica da presidência, controle interno, estão sendo capacitados para que possam utilizar essa ferramenta para agregar resolutividade, segurança e reduzir significativamente as margens de erros no processo licitatório", explica Augusto Fábio Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro.

O curso ocorreu de forma on-line e foi ministrado pela analista de Customer Success da Sollicita Cursos, Paula Pereira Roberto. A ação faz parte do Programa de Capacitação, Incentivo e Profissionalização dos Servidores da Corte.

professora IA.jpg

"Estamos empenhados em modernizar todos os serviços do TCE. A tecnologia veio para ficar e, por isso, devemos utilizá-la ao nosso favor. Implementar a SollAi ao nosso processo de fiscalização vai dar muito mais celeridade e assertividade ao trabalho desenvolvido aqui", afirma a presidente do TCESE, Susana Azevedo.

A plataforma é capaz de antecipar cenários e identificar oportunidades para tomada de decisões. O servidor, devidamente cadastrado, pode fazer perguntas específicas relacionadas a licitações e contratos e receber respostas rápidas e precisas. A IA é intuitiva, simples e eficaz.


​​Texto: Luana Maria

Fotos: Cleverton Ribeiro