​​O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), iniciou na tarde desta sexta-feira, 12, as aulas da pós-graduação (MBA) em Governança Pública. A aula inaugural aconteceu no auditório Lourival Baptista, no TCE. A iniciativa foi viabilizada através da parceria entre a Ecojan, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

corpo docente.jpg

A aula foi iniciada com a composição de um dispositivo solene formado pela presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade, pelo reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana, e pelo coordenador pedagógico da Ecojan, Otávio Augusto Souza.

"Eu gostaria de agradecer a todos que se empenharam para que conseguíssemos abrir essa turma. A universidade é a casa do conhecimento e trazê-la para o nosso tribunal é de uma alegria enorme. Esse curso irá contribuir muito para o nosso trabalho, sem dúvida alguma. Essa iniciativa tem sido objeto de desejo de outros órgãos, sinal que estamos no caminho certo. Quero dizer que é apenas o começo! ", afirma Susana.

susana dis.jpg

O curso irá preparar os servidores para planejar, organizar, dirigir e avaliar projetos governamentais, por meio de instrumentos que ajudem na solução de problemas internos que possam ocorrer na gestão pública.

Segundo o coordenador pedagógico da Ecojan, a especialização é gratuita e dará foco a aspectos contábeis e jurídicos do ramo da governança. "A ideia é capacitar os servidores sem custo. E, a partir disso, a gente consiga melhorar a prestação de serviços ao longo do tempo".

otavio dis.jpg

Para Marcos d'Avila Ribeiro, coordenador de Pagamento de Pessoal da Alese, a pós-graduação o ajudará a modernizar o seu trabalho. "Uma prestação de serviço melhor, tanto internamente para a Assembleia, quanto externamente para os cidadãos de modo geral. A gente poderá prestar um serviço de forma moderna e prática".

A especialização, voltada para servidores do TCE e da Alese, acontecerá de forma quinzenal. A primeira aula foi ministrada pelo coordenador adjunto de MBA em Governança Pública da UFS, Kleverton Melo de Carvalho.

No total, a parceria entre as entidades possibilitou a oferta de 100 vagas divididas igualmente entre os servidores da Corte de Contas e os da Alese.

Texto: Luana Maria

Fotos: Marcelle Cristine