O 2º Ciclo de Capacitação em Licitações e Contratos Administrativos, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Escola de Contas (Ecojan), teve continuidade nesta quinta-feira, 16, com a aula “Modos de disputa e modalidades de licitação - diálogo competitivo - contratação direta - inexigibilidade - na Nova Lei de Licitações e Contratos”, proferida pelo professor Matheus Carvalho, que é procurador da Fazenda Nacional e autor de obras jurídicas na área do Direito Administrativo.
Com programação definida até o dia 14 de outubro, a iniciativa conta com mais de mil participantes inscritos, sendo parte significativa composta por agentes públicos que desempenham funções essenciais à aplicação da lei de licitação e contratos administrativos.
"A Lei Nº 14.133/2021 tem falhas, nasceu olhando para trás, diante de tantas mudanças, mas ela abriu espaço para inovação e diminuir as burocracias do sistema licitatório. Mas se tivermos controle e transparência pode ser mais simples, sim. Difícil a vida de um gestor; falo que a maior dificuldade é na definição do seu objeto e por isso que falo que todo mundo deveria participar de um processo licitatório para entenderem que não é fácil”, destacou Matheus Carvalho.
A participação do professor foi destacada pela conselheira Susana Azevedo: “Quero agradecer ao professor Matheus Carvalho pelo tempo e disponibilidade dedicado ao Tribunal de Contas, sua energia em nos ajudar, por isso foi uma das aulas mais aguardadas, devido a sua inteligência e expertise. Com certeza foi uma grande contribuição para os alunos e participantes do evento; que possamos fazer mais eventos, inclusive presencialmente, quando pudermos”.
De igual forma avaliou a coordenadora da Ecojan, Karla Andrade, que elogiou ainda a interação do público. “A palestra de hoje foi muito aguardada, não só pela importância do tema, mas pelo conhecimento que o professor trouxe de maneira leve e dinâmica. A sensação que dá é de dever cumprido; agradeço também a interação no chat e dos espectadores, pois enriqueceu muito nosso evento virtual”, pontuou.
O diretor da Escola e idealizador do treinamento, conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral, também acompanhou a explanação.
A palestra do professor Matheus Carvalho segue disponível no canal da Escola de Contas no YouTube.