As ações desenvolvidas pelo Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, escola pública de Ensino Médio Integral localizada em Canindé de São Francisco, ganharam destaque em recente matéria publicada no site da Revista Veja, que coloca a instituição como exemplo dos benefícios proporcionados pelo ensino em tempo integral.
A exposição positiva de uma instituição de ensino sergipana em veículo nacional foi repercutida na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) ocorrida nesta quinta-feira, 13.
"É algo que nos deixa orgulhosos, vermos que em Sergipe temos uma escola que é modelo para o país; é a prova de que as sementes plantadas na educação em nosso estado, em especial essa questão do ensino integral, estão surtindo efeito”, comentou a conselheira Susana Azevedo.
Na notícia da Veja, o Centro de Excelência é citado como inspiração no contexto do Projeto de Lei que prevê a implementação do programa Escola em Tempo Integral, aprovado na Câmara no início do mês.
"Lá, multiplicam-se os projetos científicos de alunos – já são mais de 40 neste ano – e 15 foram premiados em competições diversas, o que rendeu ao colégio o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC)”, diz um dos trechos da publicação.
O conselheiro José Carlos Felizola também se somou à manifestação no Pleno e lembrou que à época, como secretário de Estado, acompanhou o processo de reforma e ampliação da escola.
"Tive a honra de participar da inauguração e pude ver um laboratório de informática que deixaria com inveja muitas escolas particulares; lá as crianças apresentaram vários projetos criados na própria escola; vimos também professores abnegados, pessoas que vivem e respiram a educação, que se doam inteiramente pela causa”, ressaltou Felizola.
Já o conselheiro substituto Francisco Evanildo, que foi o responsável pelo compartilhamento da notícia entre os membros do colegiado, afirmou que essa é mais uma prova de que “o investimento em educação é o melhor caminho para o desenvolvimento de qualquer sociedade”.