Reunião no TCE/SE define criação do Fórum Estadual de Controladores Internos - FCI

Controladores internos dos municípios sergipanos reuniram-se nesta quinta-feira, 1º, na Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento (Ecojan), do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A reunião teve como objetivo discutir a instituição do Fórum Estadual de Controladores Internos de Sergipe (FCI/SE).

A secretária de Controle Interno do município de Itabaianinha, Fernanda Santana, explica que o objetivo da criação do Fórum é fortalecer a comunicação dos controles internos municipais com os órgão de controle externo do Estado.
PHOTO-2024-08-01-18-04-45.jpg

"A finalidade é que a gente crie um canal de comunicação entre os municípios, as câmaras de vereadores e o Tribunal de Contas, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria. Criar uma política de governo mais satisfatória e com qualidade”, afirma.

A secretária disse ainda que a iniciativa foi idealizada após uma série de reuniões realizadas com o Ministério Público de Contas (MPC).

"O nosso propósito de constituir o Fórum Estadual de Controladores Internos, o FCI, veio a partir dos encontros que tivemos aqui com o doutor João Augusto Bandeira de Melo, procurador de Contas. Nós tivemos três encontros com todos os controladores e percebemos a necessidade”, ressalta.

PHOTO-2024-08-01-18-04-46.jpg
Maria Lucimara Souza, secretária de Controle Interno de São Cristóvão, afirma que a criação do Fórum impactará positivamente no trabalho da pasta.

"O controle, ele é o guardião da gestão. Então, aquela política pública que é aplicada lá na ponta, todo aquele processo para que aquela política pública aconteça, isso foi passado pelo controle, que vai priorizar que aconteça, mas vai dar todo o resguardo à gestão, ao erário público. Então, a atuação do controle é de extrema importância em todos os municípios e o fortalecimento dessa atuação através do fórum vai enaltecer ainda mais o nosso trabalho”, disse.

A reunião contou com a participação de controladores internos de 20 municípios sergipanos.​

Texto: Luana Maria
Fotos: Cleverton Ribeiro