​​​​

Auditores do Tribunal de Contas de Sergipe marcam presença no 7º Conacon

A delegação do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) esteve presente no 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), realizado em Goiânia (GO), de 27 a 30 de agosto, pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

Com o tema “Auditoria de Controle Externo, novas tecnologias e desafios da contemporaneidade”, o evento reuniu mais de 500 auditores de controle externo de todo o país, além de autoridades, especialistas do setor público, membros da academia e sociedade civil. Também participaram o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), Eduardo Côrtes, e o procurador João Augusto Bandeira de Mello. 
62286599-e947-4629-802f-da4c6802d913.jpg

Ao discursar na abertura, o presidente da ANTC, Ismar Viana, enfatizou que os auditores de controle externo são movidos pelo pertencimento ao sistema tribunais de contas do Brasil: "É isso que nos leva a defender as prerrogativas institucionais dessas instituições e funcionais dos seus agentes. Pertencimento não no sentido de se sentir dono para explorar benefícios de interesses exclusivamente pessoais, mas de cuidar da imagem reputacional dessas instituições às quais recorrentemente intitulamos de guardiãs da LRF, indutoras de efetividade de políticas públicas, dentre tantos outros atributos. Quem exerce função não exerce em nome próprio, mas em nome alheio, daí por que esse pertencimento tem que se manter aderente aos ensinamentos do administrativista Ruy Cirne Lima, de modo que nunca esqueçamos que não somos senhores de coisa própria, somos, a bem da verdade, gestores de coisa alheia".

9bd20d93-63df-4d79-b8c2-761500bd68a0.jpg

Presente no evento, a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de Sergipe (AUD-TCE/SE), Shara Lessa, registrou a ampla representação sergipana. “No 7º Conacon conseguimos levar a maior quantidade de Auditores de Controle Externo da história do TCE/SE, o que nos deixa plenamente satisfeitos, pois foi um evento do mais alto nível, totalmente idealizado por Auditores, para Auditores, onde o sentimento de pertencimento a uma carreira típica de estado, de tamanha importância, reforça o nosso propósito de cada vez mais trabalhar para fazer a diferença na sociedade”.

Um dos maiores encontros nacionais de Controle da Administração Pública, o Congresso buscou debater a interseção entre a transformação digital e a necessidade de garantir sólidos padrões de governança nos Tribunais de Contas.
7e552962-632c-4ded-b1e6-aa04280143af.jpg
Em meio à programação do Conacon, a auditora de controle externo II do TCE/SE, Kaliany Varjão, foi uma das palestrantes do Painel “Prescrição no âmbito dos Tribunais de Contas”, integrado também pelo procurador-geral do MPC/MG, Marcílio Barento e o auditor de controle externo do TC/DF, Marcos Garcia, sob a moderação da auditora de controle externo do TCE/ES, Lívia Dal Piaz.




​​