O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, um evento em comemoração ao Dia do Servidor Público. A festividade, que ocorreu no auditório Lourival Baptista, homenageou servidores efetivos com a medalha do mérito José Carlos de Sousa.
A comemoração iniciou com a formação do dispositivo solene, composto pela conselheira presidente Susana Azevedo; pela conselheira Angélica Guimarães; pelo conselheiro Luis Alberto Meneses; pelos conselheiros substitutos Rafael Fonsêca e Alexandre Lessa; pelo procurador-geral do MPC/SE, Eduardo Côrtes; e pelo procurador João Augusto Bandeira de Mello.
“O compromisso com o serviço público é uma escolha de vida. E é exatamente isso que celebramos hoje: a dedicação de quem escolhe servir. O Dia do Servidor não é apenas uma data comemorativa; é um reconhecimento da força coletiva que move o Tribunal de Contas de Sergipe e transforma a nossa instituição em um exemplo de excelência e compromisso com o bem público”, disse a presidente da Corte de Contas.
O ponto alto do evento foi a entrega de 25 medalhas reconhecendo a importância do trabalho exercido por servidores que compõem o quadro efetivo do TCE. A auditora de Tecnologia da Informação, Daysi Guarany Ramalho, uma das homenageadas, classifica a honraria como importante para ela e para os seus colegas:
"É muito importante, porque eu acho que todo feedback é importantíssimo. E receber isso no dia do servidor público, que é minha vocação, meu trabalho, é muito importante. Eu estou me sentindo muito honrada e trago comigo um montão de colegas que não estão recebendo a medalha, mas que merecem tanto quanto eu. Acima de tudo, é ser uma prestadora de serviço. A gente tem que lembrar que a gente tem esse dever de dar um retorno para a sociedade, que espera muito de nós, já que elas nos pagam. A gente recebe deles e tem que dar esse retorno. Então, eu acho que, acima de tudo, a gente é um prestador de serviço para melhorar a sociedade”, disse.
Também receberam a honraria os servidores Adenilde Tavares Silvestre (Técnico Administrativo), Alice Cardoso Vieira (Auditor de Controle Externo I), Andrea Pereira Costa (Cirurgião Dentista) Anselmo Costa Santos(Auditor de Controle Externo I), Carlos Augusto Meneses Marçal (Auditor de Controle Externo II), Francisco José Alves Carreira Lima (Auditor de Controle Externo II), Gerlione Matos de Oliveira (Auditor de Controle Externo II), Ismar dos Santos Viana (Auditor de Controle Externo II), Janaelson de Souza Almeida (Auditor de Controle Externo II), José Nivaldo Oliveira Gois (Auditor de Controle Externo I), Leide Selma dos Santos (Técnico Administrativo), Mary Karla Maia dos Santos (Auditor de Controle Externo I), Maurício José de Araújo (Auditor de Tecnologia da Informação), Odete Luisa Ribeiro Sales de Campos (Técnico Administrativo), Priscila Boaventura Soares Vieira (Auditor de Controle Externo II), Sérgio Augusto Mendonça Santos (Auditor de Controle Externo II), Shara Christina Ferreira Lessa Santas (Auditor de Controle Externo II), Renata Hellen Silva Andrade (Médica), Raimundo Rodrigues Aragão (Auditor de Controle Externo I), Rita de Cassia Santos Menezes (Auditor de Controle Externo II), Rodrigo Otávio Souza dos Reis (Auditor de Controle Externo II), Susana Santos Machado (Técnico Administrativo), Sumaia Silva Campos (Auditor de Controle Externo I) e Vanderson da Silva Melo (Auditor de Controle Externo I).
"É um sentimento de muita gratidão. Porque eu sempre levo conta que eu tenho um papel essencial na administração. E enquanto servidora, eu me sinto honrada de participar dessa homenagem, até porque os servidores são imprescindíveis no funcionamento da administração de forma geral. E assim, é com muita tranquilidade que digo que o servidor dá continuidade aos serviços públicos, ele não deixa parar”, destacou Sumaia Campos.
A Medalha
Criada em 2011 pelo TCE/SE, a medalha José Carlos de Souza tem por objetivo homenagear os funcionários públicos que exercem relevantes serviços em prol dos sergipanos.
A honraria leva o nome do conselheiro José Carlos de Souza, falecido em 2016, sendo o primeiro a substituir um integrante da formação inicial: o conselheiro João Evangelista Maciel Porto, no ano de 1980.
Souza nasceu em Nossa Senhora da Glória, foi bacharel pela primeira turma da Faculdade de Direito de Sergipe (1955), professor e era consultor jurídico da Assembleia Legislativa quando foi nomeado procurador da Fazenda pública junto ao TCE.
Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria