​​​​

ENTC: Presidente do TCE/SE ministra palestra sobre Controle Externo e a Perspectiva de Gênero

​A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Susana Azevedo, integrou nesta terça-feira, 12, o corpo de palestrantes do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento, que este ano ocorre em Foz do Iguaçu (PR), foi iniciado nessa segunda-feira, 11, e durará até a quinta-feira, 14. 

A palestra ministrada pela presidente tratou sobre o tema “Controle Externo e a Perspectiva de Gênero”, em que trouxe um panorama da presença feminina e masculina na administração pública, bem como a ocupação de ambos em cargos de chefia e liderança. 

susana durante entc.jpeg

“A população brasileira é composta por 51% de mulheres e 49% de homens. No entanto, na administração pública em geral, as mulheres representam 57%, enquanto os homens correspondem a 43%. No entanto, nos cargos de chefia e liderança, essa distribuição se inverte, com 39% de mulheres e 61% de homens”, afirmou.

Susana Azevedo também destacou a importância de unir esforços à bancada feminina no Congresso Federal para que as ações afirmativas voltadas à equidade de gênero sejam instituídas em todos os órgãos colegiados. Assim como, ressaltou o papel do TCs nesse cenário:

“Enquanto essa medida não é concretizada, é fundamental que os Tribunais de Contas reforcem seu compromisso com a causa, priorizando a nomeação de mulheres para os cargos de direção. Essa ação não apenas contribui para uma representação mais equilibrada e justa, mas também representa um avanço crucial na construção de uma instituição mais igualitária”, disse.

susana azevedo durante entc.jpeg

A presidente, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho da Atricon que trata sobre o tema, aproveitou a oportunidade para apresentar as ações realizadas pelo GT, dando ênfase à pesquisa que analisou a representatividade feminina dos Tribunais de Contas. Bem como, mostrou o trabalho em prol da equidade de gênero que vem realizando frente à presidência do TCE de Sergipe.

“Ao adotar essas políticas, os Tribunais de Contas não só estão promovendo a igualdade internamente, mas também emitindo uma mensagem sobre a importância da equidade de gênero, tendo em vista que inspira outras instituições a seguir o exemplo e adotar práticas semelhantes, demonstrando que as Cortes de Contas estão alinhadas com os melhores métodos e com as normas contemporâneas de gestão e governança”, frisou.

O ENTC

O encontro reúne cerca de 2 mil pessoas, entre conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas, diretores, coordenadores e auditores fiscais dos Tribunais de Contas brasileiros. 

Outras palestras com os temas “Planejamento Urbano e Resiliência Climática”, “Orçamento e Participação Social”, e o seminário “Seminário Políticas Afirmativas de Equidade Racial nos Tribunais de Contas” foram ministrados durante esta manhã.

A abertura oficial do evento ocorrerá ainda na tarde de hoje e contará com palestras do ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Toffoli, e do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

A programação seguirá com a conferência Magna conduzida pelo ministro do TCU, Antônio Anastasia, e com a palestra motivacional Mentalidade Inovadora e Resultados de Excelência, Daniel de Faria Dias, ex-atleta paralímpico.

A programação completa pode ser conferida através do entc2024.com.br. A participação de forma remota pode ser feita através da inscrição por meio do entc2024.com.br/inscricao.

Texto: Luana Maria
Fotos: Flirckr/Atricon

​​