A auditora de controle externo II do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Priscila Boaventura, participou na manhã desta terça-feira, 29, da Mesa de Debate “Direito à Inclusão Escolar de Pessoas Autistas”, promovida pelo Fórum Estadual de Educação de Sergipe no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED).
A mesa também foi composta pela chefe do Serviço de Educação Inclusiva, Lilian Alves Moura, e pela professora especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, Rosa Karla Cardoso.
Priscila Boaventura destacou o sentimento de participar de um debate tão importante: “Saio hoje muito feliz, primeiro por poder estar aqui falando sobre isso e mais ainda por termos buscado realmente um debate para construir algo que traga uma luz no fim de um túnel mais curto”.
O debate teve como objetivo promover a conscientização através da discussão da temática e do entendimento das problemáticas existentes no estado, no que diz respeito à educação de pessoas autistas.
“Nós visitamos muitos municípios, os fóruns municipais, as secretarias municipais de educação e em todas as nossas visitas a gente sempre percebeu essa necessidade, a necessidade de se falar, de conversar. Eles têm a necessidade de ouvir, de debater. Então, neste mês de abril, que é o mês de conscientização do autismo, nós não poderíamos jamais deixar passar sem um evento como este, em que a gente promove uma conscientização, promover um debate para que possamos fazer uma inclusão da melhor forma, tratar da educação desses estudantes, conversar sobre o autismo e entender essa causa que é tão importante”, explica a coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Sergipe, Christiane Almeida,
O evento contou com a presença de secretários municipais de educação, coordenadores dos fóruns municipais de educação e membros do fórum estadual da educação.
Texto: Luana Maria
Foto: Marcelle Cristinne