​​​​

Tribunal de Contas celebra tradições juninas na retomada da Sexta Cultural

Com temática junina, a Sexta Cultural do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi retomada nesta sexta-feira, 28. As apresentações ficaram por conta do espetáculo "A Ópera do Milho", do grupo Imbuaça; da Cia de Dança Loucurarte; de Cesar Leite e a Boneca Genoveva; da Quadrilha Junina Asa Branca e do cantor Glauber Santos e Trio, além da exposição 'País do Forró', do artista JO'K.
3f3031a2-2da1-4852-a62b-c63bbbd88926.jpg
A festividade reuniu colaboradores da Corte e visitantes no auditório Lourival Baptista e no Espaço Cultural localizado no hall de entrada do órgão.

O evento, que tem como objetivo o fomento da produção cultural sergipana, encantou a todos com a mistura de cores presente nas vestimentas dos artistas e com as histórias contadas através das encenações.
ea089e75-7484-4113-a838-bfc52f2e9465.jpg

Destacando a importância da valorização da cultura sergipana, a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, abriu o encontro - primeiro realizado em sua gestão. "É com muita alegria que comemoramos os festejos juninos trazendo artistas da nossa terra para mostrar o seu trabalho. Valorizar a nossa cultura, o nosso povo é importante para o desenvolvimento social do nosso estado", afirma.

A Ópera do Milho, apresentada pelo Grupo Imbuaça, usou música, quadrilhas e encenação de personagens mascarados para contar uma história que salvaguarda as celebrações sergipanas ao ciclo junino. O artista César Leite e a sua companheira de espetáculo, a boneca Genoveva, deram um show folclórico sobre as aventuras e os aspectos típicos do Nordeste.
53821929044_282cd47d95_k.jpg

"Olha, eu vou lhe dizer, eu, em relação a minha boneca genoveva, que já tem 25 anos, é uma coisa impressionante, porque pra mim, eu sei que ela é uma boneca, mas o tempo que a gente está junto fazendo as peripécias, é como se ela fosse algo mais que uma boneca. É impressionante isso. [...] Estou muito feliz. E, assim, eu não esperava encontrar a quantidade de pessoas que eu encontrei e convivi quando eu participei desse evento há 15 anos atrás aqui no Tribunal de Contas", diz o artista Cesar Leite.

O presidente da Academia Estanciana de Letras, Ginaldo de Jesus, prestigiou a Sexta Cultural e parabenizou o TCE pela promoção do evento. "São poucas as instituições do nosso estado que promovem atividades culturais no seu interior, nas suas dependências. E hoje aqui está sendo um exemplo para todas as outras instituições que podem e devem promover esse tipo de evento", afirmou.
53821842878_6e1e09fe2f_k.jpg

A Cia de Dança Loucurarte levou para a Corte uma apresentação repleta de temáticas importantes para quebra de paradigmas sociais e valorização da pessoa com deficiência; a quadrilha junina Asa Branca, o brilhantismo da dança; e o artista JO'K, que além de pintar um quadro durante o evento, levou telas que embelezam as paredes da Corte de Contas sergipana.
53821695538_755dceea55_c.jpg

"(Em minhas telas) você encontra procissões, queima de fogos, a dança safada do forró. Isso é muito gostoso, é o que eu represento, é bem o Nordeste", conta JO'K.

A Sexta Cultural do TCE é um projeto que reúne demonstrações artísticas de forma a aproximar a arte e a cultura dos artistas sergipanos à sociedade.

53821888373_b82e9ce9f0_k.jpg
53821975354_d3f32b5acd_k.jpg

 
Fotos: Marcelle Cristinne e Cleverton Ribeiro
Texto: Luana Maria

 

 

​​