Reunião do Pacto pela Educação é realizada no Tribunal de Contas de Sergipe

Os integrantes do Pacto pela Educação se reuniram na manhã desta terça-feira, 9, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A reunião foi conduzida pela conselheira presidente, Susana Azevedo e pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, coordenadores da ação.

Durante o encontro, os representantes dos órgãos e entidades que compõem o Pacto debateram assuntos relacionados à capacitação de profissionais da educação para atendimentos aos alunos com deficiência, assim como definiram um rol de boas práticas educacionais visando a construção de um compromisso com os gestores municipais.
6dcc4b21-c85d-4c44-b42a-8b3a2901b06e.jpg

"[...] A gente já vinha, em reuniões anteriores, trabalhando com esse tema. Queremos fazer um trabalho estruturado nesse sentido. [...] precisamos entender efetivamente como está o trabalho da alfabetização aqui no Estado de Sergipe, e como podemos, digamos assim, incrementar ainda mais esse trabalho e garantir que todas as crianças terminem o segundo ano de ensino fundamental alfabetizadas", afirma o procurador Bandeira de Mello.

Outros assuntos tratados na reunião foram as ações voltadas para a alfabetização na idade certa e a implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.

"[...] (O Pacto pela Educação) é fundamental para que a gente possa sair de uma condição de redes vulneráveis. O que são redes vulneráveis? São aquelas redes que não conhecem os seus próprios dados, que não conhecem as suas vulnerabilidades, que não conhecem as suas potencialidades. Eu entendo que esse fórum é um pacto fundamental para que a gente possa, enquanto Estado, conhecer quais são as nossas vulnerabilidades nos múltiplos segmentos da educação", disse o secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.
e31281e4-61a1-4cd5-84e5-61e1ba2a7c4b.jpg

Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do programa "Ciência e Gestão pela Educação", criado a partir de uma parceria do Tribunal de Contas do Município do Rio com a Secretaria de Educação - case de sucesso que tem transformado a vida de alunos da rede pública estadual.

"Precisamos nos inspirar naquilo que tem dado certo. Estamos correndo contra o tempo para melhorar a educação em Sergipe e por isso é importante estarmos atentos ao que já vem sendo desenvolvido em outros estados para aplicar aqui, para transformar o aprendizado das nossas crianças e adolescentes", destacou a presidente Susana Azevedo.
6cd578fe-ffa9-48e9-b71e-30b5255e655c.jpg

Participaram da reunião, representantes da Universidade Federal de Sergipe, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, do Conselho Estadual de Educação, do Sistema CACS-FUNDEB, da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, da Secretaria de Estado da Educação e da Academia Sergipana de Educação.​

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria