​​​​

TCE realiza curso sobre instrumentos de planejamento aplicados à administração pública

Dando continuidade ao projeto de aperfeiçoamento e valorização dos seus servidores, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), promoveu na manhã desta segunda-feira, 15, na Escola de Contas, o curso "Instrumentos de Planejamento na Administração Pública".

A iniciativa visa treinar os servidores para identificar como a interligação dos instrumentos de planejamento da administração pública pode auxiliar na análise de políticas públicas, como conta o chefe da Assessoria de Planejamento, Marcos Rocha:

"É uma oportunidade que a gente tem de fazer algo diferente e poder dialogar um pouquinho sobre o planejamento em si, para que essas peças, que naturalmente chegam no Tribunal, não sejam fictícias ou peças que realmente não demandam nossa atenção", explica.
2a3102fb-9aaa-45e5-b0b7-f39ba29d381a.jpg
O curso, ministrado pelo chefe da Assessoria de Planejamento, abordou o conceito e aspectos relacionados ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Dialogamos, fizemos exercícios práticos acerca desse instrumento e falamos especificamente sobre a gestão deles, de que forma eles podem melhorar o aprimoramento da gestão pública", afirma Marcos.

Diana Silveira Viana, auditora de Controle Externo I, destacou a relevância do treinamento para a execução do seu trabalho: "Acredito que esse trabalho de concentrar um treinamento na área de gestão de planejamento é muito importante para que a gente, principalmente o pessoal que trabalha nas CCIs, consiga identificar paulatinamente nos trabalhos e aprimorar esse olhar. Ainda mais agora que as prestações de contas que vão ser formuladas já com novas tecnologias da TI são relatórios que vêm pré-moldados".​

O curso é mais uma ação do Programa de Capacitação, Incentivo e Profissionalização dos Servidores da Corte e teve duração de 4h. 

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Luana Maria

​​