​​​​

Conselheiros do TCE prestigiam entrega do Título de Cidadania Sergipana ao promotor de Justiça Nilzir Soares

A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Susana Azevedo, e os conselheiros Luiz Augusto Ribeiro, Luis Alberto Meneses e José Carlos Felizola prestigiaram na tarde dessa segunda-feira, 10, a entrega do Título de Cidadania Sergipana ao promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior. O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes, também participou da solenidade.​

WhatsApp Image 2024-06-11 at 11.16.39.jpeg​​​

A propositura foi de autoria da deputada Áurea Ribeiro e é concedida como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo promotor à sociedade sergipana. O evento ocorreu no Plenário Pedro Barreto de Andrade, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e reuniu representantes de diversas instituições, familiares e amigos do homenageado.

Para o homenageado, o promotor de Justiça Nilzir Soares, receber esse título é uma grande honra. “Para mim, tem um significado muito especial, porque, sem demérito e sem negar os laços que me ligam ao estado de Alagoas, mas já me considerava sergipano. Sempre que indagado sobre a minha origem eu sempre respondi que sou propriaense e sergipano. Voltei a trabalhar em Propriá após muitos anos, já que sou promotor titular daquele município. Meu lugar é Sergipe, minha cultura, meu modo de falar e ser é sergipano”, destaca.

A presidente do TCE, Suzana Azevedo, ressalta a importância que o título tem para a história da sociedade sergipana. “O Título de Cidadão Sergipano vai além do reconhecimento de bons feitos. É uma forma de registrar a história do nosso estado, e nada mais justo que incluir as pessoas que possuíram e possuem participação nas nossas mudanças sociais. Gostaria de parabenizar o promotor de Justiça Nilzir Soares, o seu trabalho será reconhecido por gerações de sergipanos”.

Participaram da solenidade o vice presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça, e os deputados Adailton Martins, Lidiane Lucena, Cristiano Cavalcante, Georgeo Passos, o deputado federal Gustinho Ribeiro, o deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Casa Civil Jorginho Araújo, representando o governador Fábio Mitidieri (PSD), e representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE). 
WhatsApp Image 2024-06-11 at 11.16.30.jpeg

Nilzir
O promotor de Justiça Nilzir Soares  é mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. É especialista em Direito Sanitário. Pós-graduado em Direito Processual Civil, com conhecimento em Processo Civil, para o Mercado de Trabalho e para o Exercício do Magistério Superior.

Nilzir Soares é ex-presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP); Ex-Membro da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). E membro da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos  (APLCAD).

Texto: Luana Maria
Fotos: Marcelle Cristinne

​​