​​​​

TCE apresenta uso da inteligência para contratação de bens e serviços aos técnicos da Sefaz

O diretor Administrativo e Financeiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Augusto Fábio Oliveira, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 29, com técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz) para apresentar a SollAi - inteligência artificial de análise de contratos e licitações internas do TCE.

"O uso da ferramenta está fazendo com que haja uma redução significativa no tempo de execução do processo, reduziu significativamente os números, o volume de erros, o retrabalho, por que muitas das vezes o processo vinha e voltava, como é o processo de licitação, o processo mais complexo e agora nós passamos a ter uma ferramenta que permite que agregue resolutividade, agilidade e efetividade”, apresentou Augusto Fábio.
PHOTO-2024-08-29-21-41-22.jpg

Durante a reunião, o diretor explicou que, além de aumentar a produtividade na corte, a IA permite que os servidores agreguem cada vez mais conhecimento. 

"[...] Permite que o servidor cada vez mais agregue conhecimento, uma vez que ela libera pesquisa, libera orientação. Funciona como um consultor disponível praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana”, disse.

Silas Tomaz, superintendente em Administração e Finanças da Sefaz, destaca a importância da ferramenta: “É uma iniciativa muito boa para o Estado, para um órgão público utilizar ferramentas modernas de aplicação. A gente pegou toda a experiência do Tribunal de Contas, desde o início do ano para cá da utilização da ferramenta, e levaremos para a Secretaria da Fazenda a ideia, a inovação, para que dentro das possibilidades internas da Sefaz a gente aplique a ferramenta”, disse.
PHOTO-2024-08-29-21-41-21 2.jpg
A Corte de Contas sergipana foi a primeira do Sistema Tribunais de Contas a implementar a SollAi nesse processo de análise. Modernização que viabiliza e dá ainda mais efetividade ao trabalho na Casa.

Essa plataforma é capaz de antecipar cenários e identificar oportunidades para tomada de decisões. O servidor, devidamente cadastrado, pode fazer perguntas específicas relacionadas a licitações e contratos e receber respostas rápidas e precisas. A IA é intuitiva, simples e eficaz.

Guilherme Passos, superintendente de Tecnologia, e Antonioni Monte, gerente de Sistemas da Sefaz; e o assessor administrativo do DAF do TCE, Adriano Bispo, também participaram da reunião.​


Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Luana Maria

​​